Trading brasileiras
Empresas Comerciais Exportadoras e Trading Companies

As Empresas Comerciais Exportadoras (ECE) e as Trading Companies (TC) são especializadas em operações de exportação de produtos para diversos mercados, propiciando oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas brasileiras, uma vez que dispõem de canais de distribuição e de relacionamento com clientes no exterior.

A constituição da empresa comercial exportadora comum é regida pela mesma legislação utilizada para a abertura de qualquer empresa comercial ou industrial, assumindo qualquer forma societária. Para ser considerada uma Trading Company, baseada no Decreto-Lei 1.248/72 (link externo), a empresa comercial exportadora deverá observar os requisitos da Portaria SECEX nº 23, de 14/07/11 (link externo), artigos 247 a 253, para a obtenção do Certificado de Registro Especial.

São diversas as vantagens do relacionamento das micro e pequenas empresas com as empresas comerciais exportadoras e as trading companies, tais como: relacionamento comercial, contratos, logística, finanças e aduana. O conhecimento e o domínio das ECE e das TC sobre esses temas relativos ao comércio exterior auxiliam as empresas produtoras a conquistarem novos mercados internacionais.

O Projeto Setorial Brazilian Suppliers consolida a parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), iniciada em 2008, com o objetivo de promover o aumento das exportações de micro, pequenas e médias empresas por meio do apoio de empresas comerciais exportadoras (ECEs). Saiba mais: www.braziliansuppliers.com.br (link externo)

Mais informações sobre empresas comerciais exportadoras e trading companies (link externo).   

Mais informações sobre a Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior (Abece) (link externo).

Relação das empresas comerciais exportadoras habilitadas


 

VEJA TAMBÉM

Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação
Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio
Empresas Courrier
Balança comercial brasileira: Trading companies