Realização de seminário para pequenas e médias empresas realizado na Embaixada do Brasil de Buenos Aires
23 de Junho de 2017

Abertura do evento:  Jorge Zabaleta (CAMBRAS), Francisco Cabrera (Ministro da Produção argentino), Sergio França Danese (Embaixador), Guilherme Afif Domingos (SEBRAE), Fabián Tarrío (CAME).

Auditório e participantes.

 

O SECOM de Buenos Aires e a Câmara de Comércio Argentino-Brasileira (CAMBRAS) organizaram, no último dia 29 de maio, o seminário " Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) Brasil-Argentina: simplificação do nosso comércio". O evento contou com a participação de altas autoridades de ambos os Governos, como o Ministro da Produção argentino, Francisco Cabrera; o Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa do Brasil, José Ricardo da Veiga; o Presidente do Banco de Investimentos e Comércio Exterior (BICE), Pablo García; o Secretário de Empreendedores e Pequenas e Médias Empresas da Argentina, Mariano Mayer; e o Subsecretário de Comércio Exterior da Argentina, Shunko Rojas. Entre lideranças do setor privado, participaram o Presidente do SEBRAE, Guilherme Afif Domingos; o Presidente da Confederação de Médias Empresas (CAME), Fabián Tarrío; e o Presidente da Câmara de Comércio Argentino-Brasileira (CAMBRAS), Jorge Zabaleta.

O Seminário recebeu mais de 100 participantes, teve boa repercussão no noticiário local e cumpriu plenamente as expectativas, constituindo iniciativa inovadora e eficaz para prover subsídios aos Governos sobre o comércio para MPMEs. A expressiva participação de altas autoridades governamentais e de representantes de MPMEs demonstrou o potencial de crescimento desta vertente do comércio bilateral. Cumpre-se assim, adequadamente, um dos compromissos assumidos pelos Presidentes Temer e Macri em seu último encontro, cabendo agora fazer o seguimento do assunto para tentar obter avanços concretos com base no diagnóstico feito e nas sugestões apresentadas durante o seminário.

(Secretário Guilherme Belli, Chefe do SECOM Buenos Aires)

 

 

 

Ministério das Relações Exteriores