Panorama do Comércio Internacional de Serviços
Panorama de Serviços 2015

Em agosto de 2015, a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (SCS/MDIC) completou 10 anos de criação. Uma das suas principais atribuições é a de disponibilizar informações e estatísticas sobre o comércio exterior de serviços, bem como implementar sistemática de coleta, tratamento e divulgação dessas informações, a partir do Siscoserv.

Nesta oportunidade, estão sendo divulgados os dados de Vendas e Aquisições de serviços e intangíveis relativos ao ano de 2015 a partir dos registros no Siscoserv. Os dados estão sendo divulgados em 3 formatos: Dados Consolidados, Panorama do Comércio Internacional de Serviços e Perfis Bilaterais.

Os Dados Consolidados de posição são divulgados em forma de tabelas e descrevem detalhadamente os aspectos mais relevantes do comércio exterior de serviços brasileiro coletados a partir do Siscoserv. São divulgados dados consolidados por posição e por item da NBS.

Panorama do Comércio Internacional de Serviços 2015 tem por objetivo ampliar as fontes de informações sobre o comércio exterior de serviços brasileiro, dando uma maior visibilidade econômica ao setor, além de contribuir para as negociações internacionais em serviços e a gestão e monitoramento das políticas públicas. O Panorama oferece uma visão geral das exportações e importações de serviços do Brasil, baseado na Conta de Serviços do Balanço de Pagamentos; mostra o desempenho do comércio de serviços brasileiro comparado ao mercado global de serviços, segundo dados da Organização Mundial do Comércio – OMC; apresenta as vendas (exportações) e aquisições (importações) dos serviços e intangíveis do Brasil com o exterior, segundo dados do Siscoserv, além dos principais mercados para os serviços brasileiros; dá uma visão do desempenho exportador dos estados brasileiros e uma visão geral do desempenho do setor de serviços na economia brasileira.

A Secretaria de Comércio e Serviços visa desempenhar a sua função estatística de maneira eficaz e utilizar os recursos de forma eficiente na depuração, compilação e divulgação dos relatórios estatísticos do Siscoserv, buscando cada vez mais trabalhar articulada com o setor privado e com os demais órgãos da Administração Pública para contribuir com a alavancagem do comércio exterior de serviços no contexto do compromisso do Governo assumido no Plano Nacional de Exportações.

Pedidos de informação, sugestões de aprimoramento e dúvidas sobre as Estatísticas do Comércio Exterior de Serviços podem ser encaminhados para decin.scs@mdic.gov.br.

VEJA TAMBÉM

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio
SCS
Secretaria de Comércio e Serviços
Secretaria de Comércio e Serviços
Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS)