O que é
Sobre o Programa de Promoção das Exportações para o Sistema das Nações Unidas (PPE-ONU)

O Programa de Promoção das Exportações para o Sistema das Nações Unidas (PPE-ONU), lançado em 2004, é uma ação desenvolvida pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR), com vistas a divulgar as demandas do sistema de aquisições das Nações Unidas às empresas brasileiras.

Além disso, o PPE-ONU/MRE propõe-se a orientar as empresas nacionais no processo de registro e cadastro para participação no mercado das Nações Unidas.

Atualmente, o sistema de aquisições da ONU abrange basicamente 4 agências que representam aproximadamente 70% das aquisições totais dos últimos cinco anos (2010 a 2014). São elas: PNUD, UN/DP, PMA e UNICEF. Dessa forma, as ações do PPE-ONU estarão focadas nas quatro agências referidas

Fonte: Annual Statistical Report (ASRP/2011) - Elaboração DIC.

 

O Sistema de Aquisições da ONU

Aquisição (1) (“Procurement”), segundo a ONU, é um processo global de adquirir bens, obras e serviços que inclui todas as funções de planejamento, previsão e gestão da cadeia de fornecimento. Estão inclusos a identificação das necessidades; o fornecimento e solicitação de ofertas; a preparação e a celebração do contrato com as suas respectivas fases de vigência.

O Sistema da ONU, que abrange uma ampla gama de agências (escolas, agências, organizações, comissões, programas) de diferentes estruturas institucionais e funcionais, é um importante comprador em nível internacional. Em 2013, foram adquiridos US$ 16,08 bilhões em bens e serviços. (ver figura 1).

Fonte: Annual Statistical Report (ASRP/2013) on United Nations Procurement Division.

 

De modo geral, as agências demandam ampla variedade de bens e serviços. Cada uma dessas entidades é autônoma no seu processo de licitação de compras de bens e contratos de serviços, ao mesmo tempo em que possuem seus próprios objetivos, regras e mandatos.

(1) Definição contida na publicação “Procurement Manual – UNOPS, December 2007”.