MDIC e ABDI lançam edital que vai selecionar projetos para criação de fábricas do futuro
15 de Março de 2018

Texto publicado no DOU de hoje está alinhado com os temas da estratégia brasileira para a Indústria 4.0, lançado pelo ministro Marcos Jorge durante o Fórum Econômico Mundial

Brasília (14 de março) – Para inovar e desenvolver novas tecnologias dentro das empresas brasileiras, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram hoje o Edital de Chamamento público nº 1/2018. O objetivo é orientar a seleção de até dez projetos elaborados por empresas ou instituições brasileiras para a realização das chamadas fábricas inovadoras (testbeds, em inglês), que são ambientes reais para testes de soluções inovadoras, para que possam ser, posteriormente, aplicadas no processo produtivo.

O texto publicado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, está alinhado com os temas da estratégia governamental brasileira para a Indústria 4.0, lançado nesta quarta-feira (14) pelo ministro Marcos Jorge durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em São Paulo. A estratégia também terá a parceria com agências federais e estaduais de fomento, que contribuirão para financiar o desenvolvimento das fábricas do futuro.

O edital estabelece as seguintes áreas de interesse para o envio de proposta: desenvolvimento e conhecimento tecnológico; mecanismos de inserção e adoção de tecnologias; habilidades sistêmicas e formação educacional 4.0; teste e validação de modelos de fomento e financiamento para a adoção e geração de tecnologias para a indústria 4.0. Poderão participar instituições de ensino superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos; instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados; além de empresas públicas e privadas que executem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Os interessados devem encaminhar sugestão sob a forma de proposta de desenvolvimento tecnológico e inovação ao MDIC até o dia 14 de junho de 2018 para o endereço eletrônico: industria4.0@mdic.gov.br, ou encaminhar a proposta para o endereço:  Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Esplanada dos Ministérios, Bloco J, Sala 601, Brasília – DF, CEP - 70053-900, com assunto: Edital de Qualificação para Projetos de Test Beds e Fábricas do Futuro. Após o envio, o recibo dos correios servirá como comprovante de envio.

Para ler todo edital clique aqui.

Para obter mais informações sobre a indústria 4.0, acesse: www.industria40.gov.br/

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

http://www.mdic.gov.br/index.php/component/content/article?id=3135