Guia Básico para Exportação de Serviços
Disponibiliza informações para a participação das empresas e empreendedores brasileiros no comércio internacional de serviços e intangíveis

O setor de serviços amplia cada vez mais sua participação no comércio internacional. A constante expansão do número de usuários, da base de cobertura e da velocidade de transmissão de dados pela internet tem impacto direto na oferta e demanda de serviços, bem como nas áreas relacionadas à Tecnologia da Informação – pilar para o comércio de outros serviços. Informações globalmente disponíveis fortalecem o reconhecimento das marcas, cada vez mais globais. Modais de transporte, cada dia mais integrados e sofisticados, seja em meio físico ou virtual, rompem a barreira entre compradores e vendedores, tornando o preparo e o olhar atento do prestador de serviço para o comércio internacional uma questão de sobrevivência. Todos esses aspectos, além do fluxo constante e crescente de pessoas entre os diversos países, são pilares que tornam os serviços cada vez mais transacionáveis no comércio exterior. Serviços relacionados ao turismo, audiovisual, entretenimento, consultoria, software, transporte de cargas e passageiros, só para citar alguns, são comercializados isoladamente, ou em conjunto com a venda de bens e, segundo dados da Organização Mundial do Comércio, as exportações mundiais de serviços comerciais (excluindo-se os serviços governamentais) foram responsáveis por U$ 4,62 trilhões, um aumento de 5,5% em relação a 2012. Além disso, de 2003 a 2013, houve um crescimento de 150% dessas exportações mundiais de serviços. 

O Guia Básico para Exportação de Serviços, elaborado pela Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - SCS/MDIC é uma dessas ferramentas e tem por objetivo disponibilizar informações essenciais, de forma sintética, para participação das empresas e empreendedores brasileiros no comércio internacional de serviços e intangíveis, bem como estimular a intensificação da utilização de instrumentos públicos existentes para estimular as exportações de serviços e intangíveis.

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