Guia Básico para Exportação de Serviços
Disponibiliza informações para a participação das empresas e empreendedores brasileiros no comércio internacional de serviços e intangíveis

Guia Básico para a Exportação de Serviços - Versão Revisada 2017
Encarte 1 - Tributação na Exportação de Serviços
Encarte 2 - Mecanismos de Apoio à Exportação de Serviços e Intangíveis


O MDIC, por meio da SCS - Secretaria de Comércio e Serviços, tem buscado atuar de modo articulado com os demais atores institucionais e com o setor privado para alcançar os objetivos de promover e alavancar as exportações de serviços, por meio da ampliação da competividade das empresas e do fomento a sua internacionalização. O Guia Básico para a Exportação de Serviços – versão revisada 2017, elaborado pela SCS, é uma das ferramentas desenvolvidas e disponibilizadas à sociedade para atingir tais objetivos. Ao disponibilizar informações essenciais, de forma sintética, a SCS busca fomentar a participação de empresas e empreendedores brasileiros no comércio internacional de serviços e intangíveis. 

A ação conjunta entre as instuições do setor público e privado é essencial para o desenvolvimento das exportações de serviços e intangíveis. Pensar o setor de serviços requer a cooperação de diferentes agendas, de curto, médio e longo prazos. Na formulação de políticas públicas indutoras do comércio exterior de serviços, incluem-se o aprimoramento das políticas educacionais, o fomento ao desenvolvimento tecnológico, a facilitação de negócios além de ações no âmbito das negociações internacionais.   

Como este material está em contínuo aprimoramento, sugestões para o aperfeiçoamento do seu conteúdo são muito bem-vindas (e-mail de contato: decin.scs@mdic.gov.br).

VEJA TAMBÉM

Cartilha do Drawback Integrado
SCS
Secretaria de Comércio e Serviços
Empresas Courrier
Secretaria de Comércio e Serviços
NBS - Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e outras Operações que produzam Variações no Patrimônio