Estatísticas de Comércio Exterior de Serviços
Secretaria de Comércio e Serviços

Em agosto de 2015, a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (SCS/MDIC) completou 10 anos de criação. Uma das suas principais atribuições é a de disponibilizar informações e estatísticas sobre o comércio exterior de serviços, bem como implementar sistemática de coleta, tratamento e divulgação dessas informações, a partir do Siscoserv.

Nesta oportunidade, estão sendo divulgados os dados de Vendas e Aquisições de serviços e intangíveis relativos ao ano de 2015 a partir dos registros no Siscoserv. Os dados estão sendo divulgados em 3 formatos: Dados Consolidados, Panorama do Comércio Internacional de Serviços e Perfis Bilaterais.

Os Dados Consolidados de posição são divulgados em forma de tabelas e descrevem detalhadamente os aspectos mais relevantes do comércio exterior de serviços brasileiro coletados a partir do Siscoserv. São divulgados dados consolidados por posição e por item da NBS.

Panorama do Comércio Internacional de Serviços 2015 tem por objetivo ampliar as fontes de informações sobre o comércio exterior de serviços brasileiro, dando uma maior visibilidade econômica ao setor, além de contribuir para as negociações internacionais em serviços e a gestão e monitoramento das políticas públicas. O Panorama oferece uma visão geral das exportações e importações de serviços do Brasil, baseado na Conta de Serviços do Balanço de Pagamentos; mostra o desempenho do comércio de serviços brasileiro comparado ao mercado global de serviços, segundo dados da Organização Mundial do Comércio – OMC; apresenta as vendas (exportações) e aquisições (importações) dos serviços e intangíveis do Brasil com o exterior, segundo dados do Siscoserv, além dos principais mercados para os serviços brasileiros; dá uma visão do desempenho exportador dos estados brasileiros e uma visão geral do desempenho do setor de serviços na economia brasileira.

Como inovação, a Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC está lançando uma versão 100% bilíngue (português / inglês) do Panorama, inclusive com todos os serviços e intangíveis vendidos (exportados) e adquiridos (importados) em inglês. Além disso, a SCS/MDIC está lançando o Panorama do Comércio Bilateral do Brasil com os demais países da ALADI – 2015, em português e espanhol.

O Perfil dos Negócios Bilaterais em Serviços – 2015, por meio do uso e análise dos dados coletados pelo Siscoserv, traz informações do comércio bilateral em serviços entre o Brasil e os principais parceiros comerciais do país. O objetivo da publicação é oferecer um retrato dos principais serviços vendidos (exportados) e adquiridos (importados) pelo Brasil na relação com seus principais parceiros comerciais. Além disso, há outras informações desses países, como indicadores econômicos básicos e o fluxo comercial em serviços do país com o mundo.

A partir de 2016, a SCS/MDIC está disponibilizando a publicação em português e em inglês visando a que este instrumento possa efetivamente ser utilizado como uma ferramenta de inteligência comercial. Acesse aqui: Perfil dos Negocios Bilaterais em Serviço / Bilateral Services Trade Profile – 2015. 

Adicionalmente, a SCS/MDIC está publicando os Perfis Bilaterais de Negócios em Serviços do Brasil com os países da ALADI, tanto em português como em espanhol. 
Acesse aqui: Perfis Bilaterais do Brasil com os países da ALADI / Perfiles Bilaterales de Negocios en Servicios Brasil – ALADI. 

Finalmente, a Secretaria disponibilizou o Ranking das Empresas que atuam no comércio exterior de serviços (segundo os registros do Siscoserv), por faixas de faturamento, contribuindo, assim, para aperfeiçoar a caracterização desse comércio e de seus atores.

O Siscoserv, que foi instituído pela Portaria Conjunta RFB/SCS nº 1.908, de 2012, tem por objetivo possibilitar o conhecimento do comércio exterior de serviços brasileiro, seus atores e particularidades, possibilitando, assim, o aprimoramento de ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas ao setor, bem como o subsidio às negociações de acordos internacionais.

Ao priorizar o fluxo comercial, o Siscoserv traça um panorama que transcende os aspectos financeiros do comércio exterior de serviços (Notas Metodológicas em anexo). Por meio do sistema captura-se detalhes da prestação de serviços que fogem aos demais instrumentos. O modo de prestação do serviço desvenda os modelos de negócio adotados pelas empresas brasileiras e é aspecto determinante nas negociações internacionais. As datas de início e conclusão dos serviços, por sua vez, auxiliam a caracterizar os enlaces comerciais entre os países, sejam eles duradouros ou fugazes. A própria identificação dos atores relevantes deste comércio pelo Governo passou a ser possível.

A Secretaria de Comércio e Serviços visa desempenhar a sua função estatística de maneira eficaz e utilizar os recursos de forma eficiente na depuração, compilação e divulgação dos relatórios estatísticos do Siscoserv, buscando cada vez mais trabalhar articulada com o setor privado e com os demais órgãos da Administração Pública para contribuir com a alavancagem do comércio exterior de serviços no contexto do compromisso do Governo assumido no Plano Nacional de Exportações.

Pedidos de informação, sugestões de aprimoramento e dúvidas sobre as Estatísticas do Comércio Exterior de Serviços podem ser encaminhados para decin.scs@mdic.gov.br.

VEJA TAMBÉM

Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio
Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS)
Disponibiliza informações para a participação das empresas e empreendedores brasileiros no comércio internacional de serviços e intangíveis
Secretaria de Comércio e Serviços