ENCOMEX
Encontros de Comércio Exterior


Os Encontros de Comércio Exterior (ENCOMEX) consistem em um projeto desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com o intuito de estimular maior participação do empresariado brasileiro no contexto internacional, levando informações de relevância acerca da estrutura, do funcionamento, das regras básicas do intercâmbio comercial brasileiro, dos mecanismos de apoio à exportação, das oportunidades de negócios e contatos, contribuindo substancialmente com a divulgação da cultura exportadora.

Com esta iniciativa, que é uma das atividades integrantes do Plano Nacional da Cultura Exportador-PNCE, pretende-se expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, bem como ampliar mercados de destino e a quantidade de empresas brasileiras participantes no mercado internacional.

Para a consecução destes objetivos, a SECEX conta com a parceria de outras instituições como APEX-Brasil, SEBRAE, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal, Governos Estaduais e Municipais, entidades de classe, entre outros.

Estes eventos propiciam integração do setor público com o privado, mediante uma diversificada estrutura de opções em sua programação que envolve desde palestras sobre diferentes temas para quem deseja exportar, passando pelo showroom, composto por estandes, onde são expostos produtos, serviços e técnicas de apoio ao comércio exterior, e as Oficinas Setoriais e Temáticas, que atendendo a demandas locais, discutem temas e setores específicos.

Os ENCOMEX proporcionam oportunidades para que os envolvidos no processo exportador sanem suas dúvidas, ampliem conhecimentos, atualizem informações sobre o comércio exterior, acessem novos mercados e, mantenham contatos capazes de promover a expansão dos negócios internacionais. Importante ressaltar que as inscrições são gratuitas e que os eventos não possuem fins lucrativos. Desde a criação do evento foram realizados 149 ENCOMEX para um total de 94.671 participantes, entre os quais, 34.040 empresas.

Em 2016, serão realizadas algumas adequações ao modelo do ENCOMEX, de modo a conciliar melhor o evento aos propósitos do PNCE.

VEJA TAMBÉM

Oportunidades de negócios
SCS
Secretaria de Comércio e Serviços
Dados sobre feiras comerciais em outros países
Encontre e participe de eventos
Calendário de eventos Apex-Brasil