Delegação Latino-Americana visita 36ª Feira de Mobília de Inegol, na Turquia
14 de Novembro de 2016

O Chefe do Setor de Promoção Comercial (SECOM) do Consulado-Geral do Brasil em Istambul, Conselheiro José Wilson Moreira, realizou visita, nos dias 07 e 08 de novembro à 36ª Feira de Mobília de Inegol – MODEF (entre os dias 08 e 13 de novembro).

Inegol é um distrito da cidade de Bursa, Turquia, com cerca de 290 mil habitantes. A região é polo da indústria moveleira do país. Aproximadamente 1.500 fábricas estão instaladas em Inegol. O distrito produz USD 1 bilhão e exporta USD 350 milhões anualmente.

A Feira de Mobília MODEF é organizada duas vezes por ano: em novembro, com foco no mercado externo e em março, voltado, principalmente, para o mercado interno. A 36ª edição da MODEF está sendo realizada entre os dias 08-13 de novembro e conta com 150 expositores.  A América Latina foi homenageada na presente edição da feira. Por esse motivo, foi organizada delegação de representantes de países latino-americanos para visitar a Feira.

Participaram da delegação latino-americana, além do Chefe do SECOM, a Embaixadora do México, o Embaixador da Colômbia, a Encarregada de Negócios da Costa Rica e o Chefe do SECOM da Embaixada do Equador, todos de Ancara, e os Cônsules-Honorários do Brasil em Bursa, da República Dominicana em Istambul e representante do Consulado Honorário do Peru em Istambul.

Foram realizadas visitas à Câmara de Comércio de Inegol, ao Museu de Mobília de Inegol, ao Shopping “Mobiliyum Furniture”, maior da Europa, e à Cerimônia de Abertura da Feira de Mobília de Inegol – MODEF.

De acordo com o Prefeito de Inegol, Sr. Alinur Aktas, e o Presidente da Câmara de Comércio de Inegol, Sr. Sadik Gulerer, o distrito deseja receber missões de empresários brasileiros para apresentar oportunidades de negócios, inclusive de investimentos no setor. Há interesse, igualmente, em realizar missão de empresários moveleiros de Inegol ao Brasil em 2017. Caso seja manifestado ao Consulado interesse concreto nessa missão, agenda de encontros será oportunamente elaborada.

Cabe registrar que, segundo conversas realizadas durante a visita a Inegol, foi identificado potencial exportador de insumos oriundos do Brasil para a indústria moveleira local.

Maiores informações sobre a 36ª Feira de Mobília de Inegol – MODEF podem ser acessadas através do link: http://modef.com.tr/en/

(Chefe do SECOM Istambul, Conselheiro José Wilson Moreira)

Ministério das Relações Exteriores